Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência
Equipe:
- Coordenação: Dra. Vanessa Pinzon
- Coordenação Médica: Dra. Vanessa Pinzon
- Coordenação da Psicologia: Alicia Cobelo
- Coordenação da Nutrição: Alessandra Fabbri
O que faz: O PROTAD oferece tratamento ambulatorial e de internação hospitalar multidisciplinar para atender de maneira integral a crianças e adolescentes com transtornos alimentares e de alimentação, e às suas famílias. Suas atividades iniciaram-se em novembro de 2001 e, desde então, foram atendidos 94 pacientes ( 11% meninos).
Rotina de Atendimento:
- Triagem
- Consultas individuais com psiquiatra, nutricionista, endócrino-pediatra e terapeuta familiar. Nestas consultas os familiares sempre são atendidos no final de cada consulta.
- Grupos de pacientes: grupo cognitivo-comportamental, grupo psicodinâmico.
- Grupo de familiares: grupo psicoeducativo.
- Grupo de mães: grupo psicodinâmico com o objetivo de trabalhar a relação mãe-paciente.
- Reuniões semanais com a participação de todos os membros da equipe para discussão de casos e planejamento de condutas.
Pesquisa: Realizamos pesquisas científicas de aplicação clínica tanto para avaliar a eficácia do nosso tratamento quanto para conhecer as peculiaridades da população que atendemos adaptar o tratamento a demanda de nossa clientela. Contamos com uma equipe fixa de psicólogas pesquisadoras e também periodicamente selecionamos novos membros.
Referencia Bibliográfica: Transtornos alimentares na infância e adolescência uma visão multidisciplinar. Organizadora: Cybelle Weinberg. Sá Editora, 2008
