• Contato
    Entre em Contato
    Ambulim
    Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785
    Cerqueira César
    Cep: 05403-010 - São Paulo/SP

    Tel: +55 (11) 2661-6975
    Email: ambulim.ipq@hc.fm.usp.br

Telefone: (11) 2661-6975

História

O Programa de Transtornos Alimentares – AMBULIM do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Foi criado no primeiro semestre de 1992, pelo Prof. Dr. Táki Athanássios Cordás, quando não havia no Brasil nenhum centro especializado no tratamento dos transtornos alimentares, baseado nos modelos criados pelo Prof. G. F. Russell na sessão de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres, pelo Prof. C. P. L. Freeman da Universidade de Edinburgo e pelo Prof. A. H. Crisp do Hospital St. George.

A prioridade foi a formulação de um modelo de atendimento adaptável às condições do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do país como um todo. Modelos de tratamento em tempo integral, com extensos programas externos e onerosos foram, portanto, deixados de lado. Atualmente o AMBULIM é considerado o maior centro especializado em transtornos alimentares do Brasil e da América Latina, oferecendo tratamento totalmente gratuito para pacientes de qualquer ponto do país.

O tratamento adequado dos transtornos alimentares exige uma abordagem multiprofissional através de médicos psiquiatras, psicólogos (orientação individual, grupal e familiar), nutricionistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e educadores físicos. Lidando com a completa ausência de recursos, o AMBULIM baseia todo seu atendimento no trabalho voluntário da quase totalidade de seus membros, utilizando recursos pessoais para a aquisição de material básico de funcionamento (computadores, aparelhos de fax, etc.), além de auxiliar pacientes e familiares em situações como moradia, compra de medicações, etc.

Para realizar seus projetos, o AMBULIM busca parcerias com entidades privadas que tenham incorporado à sua gestão, o conceito de RESPONSABILIDADE SOCIAL como fator de sucesso empresarial.

Empresas que se situem no mercado como agentes de promoção do desenvolvimento econômico e alavancadas para construção de um mundo socialmente mais justo.

© Ambulim Powered by BRA Interactive, todos os direitos reservados.